Atlas Solarimetrico do Brasil


Curso de Energia Solar Fotovoltaica

Atlas Solarimetrico do Brasil

Neste artigo você irá encontrar o Atlas Solarimetrico do Brasil publicado no site da Cresesb.

O advento da Geração de Energia Solar por meio de Painéis Fotovoltaicos está em um crescimento exponencial no Brasil nos últimos anos. Tendo em vista este crescimento, esta tecnologia está a cada dia mais barata e acessível aos Brasileiros, por este motivo, muitos tem manifestadoo interesse neste meio de geração de energia, e o melhor é alternativo, limpo e infinito e acima de tudo contribui para um Planeta Melhor.

Faça o planejamento do seu projeto de Geração de Energia Solar

É muito importante e extremamente necessário fazer um planejamento e um projeto bem elaborado para que se faça o investimento de forma correta, e não desperdice a energia gerada, ou até mesmo que a geração não de conta da demanda que o usuário tem.

Aqui no Cientistas Autônomos tem um artigo falando do Posicionamento correto dos Painéis Solares, veja o artigo aqui, porém antes mesmo de se pensar em posicionar os painéis solares, ou até mesmo de adquirir os seus painéis, é extremamente importante saber a quantidade de irradiação solar na sua região, ou seja por quanto tempo durante o dia tem luz solar em cima do seu telhado, quanto tempo por ano aproximadamente terá luz solar, por quantas horas por dia a luz do sol irá atingir o seu telhado, local este onde ficarão instalados os seus Painéis Fotovoltaicos.

Por que devo ler o conteúdo do Atlas?

Desta forma você saberá exatamente a quantidade de painel solar que irá precisar para que possa suprir a sua demanda energética diária, mensal e anual.

Saber destas informações é extremamente importante, vendo que ainda os custos para se investir em geração de energia solar ainda é elevado em nosso país, quanto mais informações você souber para poder dimensionar corretamente seus painéis, menos dinheiro irá gastar, barateando ao máximo o seu sistema.

Sabendo destas informações poderá também questionar o profissional ou a empresa que irá instalar o sistema em sua residência, caso for contratar este serviço de terceiros, e assim não ser lesado por pessoas que gostam de agir de má fé, ou simplesmente pelos oportunistas que encontramos em todos os seguimentos, uma vez que o segmento de Geração de Energia Solar está em alta no pais.

Baixe neste link Atlas Solarimetrico do Brasil o arquivo PDF do Atlas, ele tem 116 páginas e vale apena ler cada palavra, mesmo que você seja totalmente leigo no assunto.

Fonte do Atlas Solarimetrico do BrasilCresesb

Veja na imagem abaixo Radiação Solar Global diária média para o Brasil

Atlas Solarimetrico do Brasil

Radiação Solar Global diária média mensal do Brasil – Fonte: lce.esalq.usp.br

Atenciosamente,
Eduardo Aquino

Curso de Energia Solar Fotovoltaica

Deixe um comentário