Como Fazer uma Fotocélula de 3,7 Volts para Luminária de Jardim 1


Como Fazer uma Fotocélula de 3,7 Volts para Luminária de Jardim

Como fazer uma Fotocélula de 3,7 Volts para Luminária de Jardim, é um passo a passo bastante simples, mas que irá ajudar muitas pessoas, pois não encontra no mercado uma fotocélula que trabalhe com uma tensão muito baixa como é o caso aqui.

Este é um vídeo tutorial que irá lhe ensinar a fazer uma fotocélula para ser utilizada em 3,7 volts o que será totalmente possível com baterias de celular ou células de lítio.

Este projeto utiliza apenas 3 componentes básicos e fáceis de encontrar, sendo um LDR, um TIP122 e um Relé de 5 volts.

Devido a dificuldade de encontrar fotocélulas nesta tensão de trabalho, resolvi fazer este passo a passo para que você consiga fazer sua própria fotocélula para ser utilizado em uma luminária solar de jardim

Circuitos eletrônicos simples sempre contagiou as pessoas, e este é um que garanto que irá contagiar você, principalmente por que não tem fotocélulas com esta tensão de trabalho.

Curso de Energia Solar Fotovoltaica

Princípios de Funcionamento

Este circuito é feito com o auxílio de um LDR (do Inglês Light Dependent Resistor), em português Resistor Dependente de Luz, e como o seu nome sugere, é um resistor que tem uma variação da sua resistência em função da Luz que incide sobre sua superfície, veja abaixo uma foto de um LDR.

LDR-Sensor - Eduardo Aquino

LDR-Sensor

Ao lado você pode ver o aspecto real de um LDR.

Você poderá chamar o LDR também de uma Fotorresistência, ou uma resistência que se altera a partir dos fótons que incidem sobre ela.

O LDR um componente eletrônico passivo do tipo resistor variável, mais especificamente, é um resistor cuja resistência varia conforme a intensidade luminosa que incide sobre ele.

Tipicamente, à medida que a intensidade da luz aumenta, a sua resistência diminui.

O LDR é construído a partir de material semicondutor com elevada resistência elétrica. Quando a luz que incide sobre o semicondutor tem uma frequência suficiente, os fótons que incidem sobre o semicondutor libertam elétrons para a banda condutora que irão melhorar a sua condutividade e assim diminuir a resistência.

 

Veja na imagem abaixo a sua simbologia e aspecto.

Simbologia e Aspectos de um LDR - Eduardo Aquino

Simbologia e Aspectos de um LDR

A Fotocélula proposta neste projeto se beneficia diretamente deste efeito que o LDR nos proporciona, pois temos um circuito baseado em um Transistor Darlington NPN, que como todo transistor deste tipo começa a conduzir uma tensão e corrente entre entre seu coletor e emissor, baseado na tensão e corrente que é inserida entre sua base e emissor.

Desta forma quando o LDR está iluminado, ou seja, durante o dia, temos uma baixa resistência entre os terminais do LDR, o que permite a passagem de tensão e corrente entre a base e o emissor do TIP 122, logo isto irá acionar um relé de 3 contatos, sendo que temos um Comum um NC e um NO, e neste caso a lâmpada ou luminária solar de LED, estará ligada de forma que os contatos Comum e NC do Relé não estarão conduzindo, pois a bobina do relé está alimentada devido a tensão e corrente que esta circulando pelo TIP 122.

Quando escurecer, não teremos mas uma baixa resistência nos terminais do LDR, e sim uma resistência muito alta, o que resulta no corte de tensão e corrente entre a base e emissor do TIP 122, e isto irá desarmar o relé, e neste momento os Terminais Comum e NC voltam ao seu estado original, de quando a bobina do relé está desenergizada, e logo passam a conduzir uma tensão e corrente, e isto faz com que a luminária solar acenda e fique acesa durante toda a noite, ou até que tenha carga na bateria.

Vídeo Tutorial deste Projeto

Esquema Elétrico da Fotocélula

Esquema Elétrico Fotocélula para Luminária Solar de jardim

Esquema Elétrico Fotocélula para Luminária Solar de jardim

Curso de Energia Solar Fotovoltaica

 Conclusão

Com este circuito simples, você tem agora uma fotocélula de baixa tensão e com poucos componentes simples e fáceis de encontrar, e poderá utiliza-la em sua luminária solar de jardim, ou em qualquer outro projeto que necessite de uma fotocélula de baixa tensão.

Deixe seu comentário, ou dúvida no campo abaixo.


Deixe um comentário

Um pensamento em “Como Fazer uma Fotocélula de 3,7 Volts para Luminária de Jardim