Como ligar Painel Solar de forma Fácil 23


Curso de Energia Solar Fotovoltaica

Como ligar painel solar de forma fácil, simples e pratica

Neste artigo você vai aprender de uma vez por todas como ligar seus painéis solares de forma muito fácil, simples e prática.

Abaixo você vai encontrar algumas imagens com ilustrações muito simples de como fazer esta ligação, também como um vídeo explicando de forma bastante simplificada para que você consiga entender as variações possíveis de ligações de sistemas solares off grid.

Abaixo a forma mais simples para ligar Painel Solar

Painel Solar de Forma Simples

Painel Solar de Forma Simples

Acima você vê uma ligação muito simples onde esta ligado um painel solar, um controlador de carga, uma bateria e um inversor, esta é a ligação mais simples de se fazer porém, você fica muito limitado a potência que o painel pode te fornecer, no caso acima 150 watts, o que é suficiente para alimentar algumas lampadas de led, e um ou dois ventiladores, mas por poucas horas o que já ajuda no final do mês na conta de energia.

Veja a ligação acima em um vídeo bem simples e rápido

Ligação em Paralelo de Painel e Bateria, assim terá mais autonomia

Esquema Painel Solar Paralelo 12Vcc

Esquema Painel Solar Paralelo 12Vcc

Já na ligação acima, ligamos 4 painéis solares em paralelo, um controlador de carga, duas baterias também em paralelo, e um inversor, esta é uma ligação um pouco mais complicada de se fazer porém, você terá como benefício, a soma de potência dos 4 painéis solares, no caso acima 150 watts x 4, teremos 600 watts de potência total, e duas baterias de 115 A/h em paralelo, somando 230 A/h, o que é suficiente para alimentar várias lâmpadas de LED ou fluorescente,  uns dois ou três ventiladores, uma TV de no máximo 21″ mais o aparelho da TV por Assinatura, e um computador por poucas horas, mas o que também ajuda muito no final do mês com a economia na conta de energia.

Curso de Energia Solar Fotovoltaica

Veja a ligação acima em um vídeo bem simples e rápido

Veja abaixo como é feito a Ligação em Série de Painéis Solares

Esquema PaineisSolares em Série 24Vcc

Esquema Painéis Solares em Série 24Vcc

Acima temos um sistema de painel solar ligado em série, esta ligação é feita quando você tem um inversor de 24 volts, e comprou um painel que não forneça a tensão que seu inversor precise, tendo em vista que os fabricantes geralmente expressam as tensões nominais em circuito aberto dos painéis, e isto muitas vezes confunde bastante quem está iniciando em energia solar.

Neste caso é necessário ligar em série os painéis e as baterias caso não tenha uma bateria de 24 volts, até por que é mais difícil encontrar baterias em 24 volts, e quando encontramos, geralmente é bem mais caro.

Veja a ligação acima em um vídeo bem simples e rápido

Agora uma Ligação em Série e Paralelo junto

Esquema Paineis Solares em Série Paralelo 24Vcc

Esquema Painéis Solares em Série Paralelo 24Vcc

Por ultimo, temos uma ligação de painéis solares em série e em paralelo, onde ligamos dois painéis em série somando sua tensão no caso 12 volts + 12 volts, onde temos 24 volts, porém manteremos sua potência, ligamos mais dois painéis da mesma forma em série, estes últimos dois painéis que foram ligados em série, ligamos em paralelo aos outros dois conforme imagem acima, ou seja positivo com positivo e negativo com negativo.

Para ficar mais simples de entender, basta encarar cada dois painéis como sendo um único painel de 24 volts, e quando ligarmos eles em paralelo manteremos os 24 volts, e somaremos a potência, no caso 150 watts + 150 watts, onde teremos 300 watts em 24 volts, tendo assim uma ligação série paralelo juntas no mesmo circuito.

Nesta configuração adicionamos também mais duas baterias, que foram ligadas em série, e depois ligadas em paralelo as outras duas, assim mantendo novamente os 24 volts, e somando a corrente total das duas, que seria de 115 A/h + 115 A/h, tendo assim 230 A/h.

Nesta configuração, dependendo da potência do seu inversor poderá alimentar muito mais equipamentos em sua residência, podendo chegar até uma média de 50% a 60% de redução no valor da sua conta de energia elétrica.

Veja a ligação acima em um vídeo bem simples e rápido

Conclusão

Acima você aprendeu várias formas possíveis de fazer a ligação dos seus painéis solares, de uma forma muito simples e prática, agora basta colocar em prática, e caso tenha alguma dúvida, é muito simples, deixe um comentário abaixo que estaremos a disposição para lhe ajudar da melhor forma possível.

Atenciosamente,
Eduardo Aquino

Curso de Energia Solar Fotovoltaica


Deixe um comentário

23 pensamentos em “Como ligar Painel Solar de forma Fácil

  • Rinaldo

    Boa tarde,

    Não entendi ainda como funciona o controlador: 12v/24v é na entrada ou saída? Normalmente um painel solar de 250w traz 30v ou mais volts. Como saber corretamente qual controlador utilizar?

    Ficou 10 a explicação sobre as ligações.

    Obrigado,

    Rinaldo

    • Eduardo Aquino Autor do post

      Bom dia Rinaldo!

      Referente a sua dúvida sobre a tensão dos controladores de carga, a maioria é automático, ou seja este controle é feito quando se conecta a bateria ao controlador, o controlador identifica a tenção das baterias conectadas, se é 12 volts ou 24 volts, e ai faz o chaveamento automático.

      Caso tenha painéis de 250 watts a tensão nominal seria de 37.5 volts em circuito aberto, logo entraria para o controlador algo em torno de 30.2 volts, e caso esteja conectado ao controlador baterias de 12 volts, o mesmo fornecerá a tensão necessária para carregamento desta bateria, e caso esteja conectado baterias de 24 volts a mesma coisa.

      Agora caso tenha conectado ao controlador painéis de 150 watts a tensão nominal é de cerca de 27 volts, e será fornecido para o controlador algo em torno de 22.5 volts, porém neste caso caso conecte baterias em 24 volts terá problemas, pois para que se carregue baterias de 24 volts temos que ter em média 26.5 volts em circuito aberto para que possa ser carregado as baterias, e com painéis de 150 watts não terá esta tensão.

      No cenário acima poderá utilizar apenas baterias de 12 volts.

      Atenciosamente,
      Eduardo Aquino

  • Wil Diniz

    Bom dia
    Tenho uma dúvida
    Tenho 4 placas de 250 w isso vai me dar 1000w
    Eu conseguirei econimizar em media quanto na conta de luz sabendo que meu consumo mensal e de 300 kWh.
    Outra dúvida
    Onde eu devo ligar o fio final que sai do inversor.
    Devo ligar no quadro de energia ou na toma da casa como eu tenho visto em alguns vídeos.
    Grato.

    • Eduardo Aquino Autor do post

      Bom dia!

      Sobre o quanto irá economizar isto irá depender diretamente de quanto tempo tem irradiação máxima de sol em sua localidade, pois este valor de 250 watts de cada placa é valor de pico, ou seja quando o sol está no máximo de sua irradiação, portanto para saber realmente, temos que saber a média de irradiação solar na sua região, sobretudo em sua residência.

      Já sobre como ligar a saída do inversor, isto dependerá de que tipo de inversor você tem, se for ongrid deverá ligar direto em uma tomada, se for offgrid deverá ligar os aparelhos na tomada de saída do inversor, pois este tipo de inversor não pode ser ligado a energia elétrica.

      Muitos automatizam o sistema e ligam o mesmo direto no quadro de forma com um sistema de contactora, porém em nenhum momento poderá ligar o inversor com a presença de tensão da rede elétrica, pois isto danificará seu inversor, caso o mesmo seja offgrid.

      Caso já tenha o sistema de mais detalhes, principalmente de que tipo de inversor estamos falando.

      Sobre a irradiação sugiro a leitura deste artigo aqui mesmo no blog: http://www.eduardoaquino.com.br/atlas-solarimetrico-do-brasil/

      Desta forma conseguirá entender melhor sobre irradiação solar.

      Atenciosamente,
      Eduardo Aquino

      • Mimosa

        Boa noite carissimo Eduardo,
        gostaria de lhe pedir informacoes acerca de disjuntores a colocar num sistema fotovoltaico.

        Irei usar paineis de 230W— 36V, 7 Ah cada. para já irei montar 4 paineis em paralelo.
        Devo usar um disjunctor DC( paineis para controlador ) com Ah acima de 30 A?
        depois da controladora até á saida do Inversor que disjuntores devo usar ?
        Como se fazem os calculos?

        Nota :: controladora MPPT 60A.
        2 Baterias em serie 250A.
        Inversor onda pura 2400W nominal.

        Obrigado.

        • Eduardo Aquino Autor do post

          Boa noite Caro colega!

          Desculpe a demora em responder, ando bastante corrido por aqui.

          Então o correto é utilizar disjuntores DC, e sim tem que usar entre painel/controlador e também entre baterias/inversor

          Do painel para o controlador para a quantidade acima especificada o disjuntor mais próximo comercialmente creio que será de 32A

          Já das baterias para o inversor terá que usar disjuntor de 100A, pois neste ponto terá esta corrente circulando tendo em vista que estará utilizando o sistema em 24 volts conforme menciona acima com duas baterias em série.

          E terá que utilizar bitola de fio adequada para esta corrente.

          Atenciosamente,
          Eduardo Aquino

  • cezar souza

    boa noite professor parabéns pelos videos muito didáticos e só aumentou meu interesse pela energia solar estou começando meu sistema e comprei controlador gostaria da sua opinião sobre ele “80A Controlador Solar Do Carregador USB 1.5A 5 V Saída 12 V 24 V LCD Regulador de Painel Solar com Temporizador e Controle de Luz para a Iluminação de Carga”

    • Eduardo Aquino Autor do post

      Boa noite!

      Desculpe a demora em responder, mas o blog por enquanto é mais para material de apoio, logo não verifico com frequência as mensagens.

      Obrigado por acompanhar o canal e meu trabalho.

      Precisaria saber a Marca e Modelo do seu controlador de carga.

      Atenciosamente,
      Eduardo Aquino

  • Leobackes

    Ola Eduardo, gosto muito dos seus vídeos e ja aprendi muito com eles mas tenho uma dúvida quanto ao offgrid, você estava usando um controlador 40l com os quatro painéis que possui certo? Mas esse 40l só suporta 500w de entrada, e voce estava com aproximadamente 800w nele, tem algum problema? E outra coisa, utilizando painéis que produzem 30v+ em um banco 12v, eu estaria desperdiçando essa voltagem a mais dos painéis, ou por estar abaixando a voltagem a corrente aumenta? Agradeço desde ja!

    • Eduardo Aquino Autor do post

      Olá, bom dia!

      Não sei se reparou no vídeo, mas estou com meu sistema em 24 volts, logo este controlador de carga suporta 500 watts em 12 volts e 1000 watts em 24 volts.

      E sobre painéis de 30 volts em banco de 12 volts, se utilizar controlador de carga MPPT sim estará desperdiçando a diferença de tensão, já se for PWM não fará praticamente diferença nenhuma, porém de qualquer forma estará desperdiçando a tensão acedente.

      Atenciosamente,
      Eduardo Aquino

  • saulo lorenzon

    Boa noite Eduardo, em pesquisa internet a procura de manual de controlador carga T 40 SUN YOBA, encontrei explicação do mesmo no Yutub onde você comenta manuseio do mesmo bem explicado ai fui a procura saber mais sobre você, onde cheguei ao seu site.
    Aproveitando procurei sua pagina com referencia que irei explicar pois não encontrei.
    Tenho um conjunto de 5 placas solares de 140W cada instaladas em paralelo 12V, com um banco de 10 baterias de 200Amp. cada.
    Uso energia para casa toda em 12V, Tv, Radio, Luzes e uma geladeira de 240 litros com um inversor de 12 para 110V.
    Estou querendo usar este mesmo sistema para instalar um inversor de 12 para 220V de 2.000W, para ligar uma motobomba de 1/2 Cv, num periodo 2 a 3Hs por semana (só final de semana) uso casa fica fechada durante a semana.
    Obs: Moro em Florianópolis-sc, Se tiver algum manual que possa me ajudar favor enviar valor e conta que enviarei para compra,
    grato
    Saulo

  • damanga

    Boa tarde :Eduardo,preciso de sua ajuda,tenho um inversor de 48v,6000w 220v e 8 baterias de 115Amp, e dez paineis solares 320w 6 controladores de carga 10A e um de 30A pwm, dois mppt 10A. isso e tudo mais não achei nenhum esquema de ligação em toda a internet,então vi vc que tinha esquema de 24v, serie -paralelo,então resolvi buscar resposta para minha duvida:claro se vc quiser me ajudar nessa.tem como vc me dizer como devo alimentar a minha casa com todo esse equipamento.por favor,aguardo retorno,abraço.

  • Hpnogueira10

    Caro Eduardo, gostaria de parabenizá-lo pelo site!! Realmente muito útil para pessoas que, assim como eu, estão tendo os primeiros contatos com a energia fotovoltaica. Se for possível, por gentileza, me auxilie neste caso. Preciso de energia para manter uma geladeira de 90w e algumas lâmpadas em um sistema off grid. Tenho 3 painéis de 270w; 3 controladores de carga de 30a; 3 baterias de 240a; e um inversor 12v/110v de 1200w. Qual a melhor configuração para esse esquema?