Amperímetro Caseiro Barato com Multímetro Digital 2


Como fazer um amperímetro caseiro barato com Multímetro Digital

Amperímetro Caseiro Barato

Aprenda neste vídeo a fazer um amperímetro caseiro barato para medir altas correntes com um multímetro simples de R$ 10,00, um pedaço de fio rígido que servirá de Shunt, fios e garras jacaré.

O que é um Amperímetro?

Amperímetro é um instrumento utilizado para que possamos realizar a medida da intensidade no fluxo de uma corrente elétrica que é percorrida através da seção transversal de um condutor, entre a carga e a unidade consumidora desta carga. A unidade que é utilizada para realizar esta medição é o Ampere.

Como iremos fazer?

Para este feito, utilizaremos o multímetro na escala de mV (milivolt), onde você aprenderá a fazer e calibrar o Shunt de forma que cada 1.0mV de queda de tensão entre as extremidades do Shunt será equivalente a 1.0A.

Calibrando o Shunt

Para fazer e calibrar o Shunt de forma correta você deverá utilizar alguma carga que ja saiba o consumo dela em Amperes, neste caso foi utilizado uma Lâmpada de carro de 21 watts que da exatamente 1.75 Amperes, sabendo disto devemos medir com o multímetro na escala de Amperes para ver se realmente a carga ligada, no caso a lâmpada está realmente consumindo estes 1.75 Amperes.

Para realizar esta leitura, você devera ligar um polo da lâmpada no negativo da bateria ou fonte, o outro polo da lâmpada deverá ser ligado na ponteira preta (Negativo) do multímetro, e a ponteira vermelha (Positivo) do multímetro deverá ser ligada ao positivo da bateria ou fonte, assim fechando o circuito. Repare que o multímetro foi ligado em série com a carga (Lâmpada), e desta forma teremos a leitura da corrente em Amperes que a Lâmpada estará realmente consumindo.

Veja o procedimento no vídeo

Como fazer para realizar a leitura?

O Shunt deverá ser ligado em série com a carga a ser medida, e cada ponta do multímetro deverá ser conectada a cada uma das extremidades do Shunt.

Veja também: Curso Livre de Eletrônica Básica ministrado por Alex Lima

Atenciosamente,
Eduardo Aquino


Deixe um comentário

2 pensamentos em “Amperímetro Caseiro Barato com Multímetro Digital