Monte um Inversor de Tensão de Onda Senoidal Pura Passo a Passo 11


Monte você mesmo um Inversor de Tensão de Onda Senoidal Pura

Monte um Inversor de Tensão de Onda Senoidal

A imagem Acima é Ilustrativa, e pertence ao Projeto Avançado

Com a popularização e redução nos preços para a montagem de sistema solar fotovoltaico, muitas pessoas estão se aventurando a montar seu próprio sistema, e na maioria dos casos off-grid, ou seja, não conectado a rede elétrica, e contudo surge a necessidade de se utilizar um equipamento que é indispensável para que se possa usufruir da energia gerada pelos painéis fotovoltaicos e armazenado nas baterias, e este equipamento é o Inversor de Tensão.

Porém existem dois tipos de inversor de tensão, que é o de onda modificada, e o de onda senoidal pura, a mesma onde que temos na tomada de nossa casa que é fornecido pela concessionária de energia local, e este é o inversor mais indicado para utilizar os diversos eletrodomésticos que temos em nossa casa.

E este último que é o Inversor de Onda Senoidal, é um dos mais caros que você vai encontrar, sobretudo um bom e que funcione de forma correta.

O inversor proposto para a montagem aqui, é um inversor bastante simples, básico, porém funcional e que se for estudado a fundo, poderá modifica-lo para que tenha maior potência, ou poderá adquirir o Projeto Avançado Aqui, pois com este projeto você conseguirá montar um inversor de até 3000 watts e terá suporte via whatsaap por 30 dias.

Características

Tensão de Entrada (Baterias) 12 volts ou 24 volts
Tensão de Saída 110 volts ou 220 volts
Potência de 300 watts à 500 watts (No projeto Avançado pode chegar até 3000 watts)
Consumo de Corrente em Stand By (Sem Carga na Saída) entre 500mA a 1.2A
Frequência 50 ou 60Hz
Tipo de Onda Senoidal Pura

Testes Realizados com o Projeto Avançado

Abaixo você verá uma série de testes que foi realizado com o projeto avançado, porém conseguirá fazer com que o básico funcione tão bem quanto o do projeto avançado, porém com algumas cosias a menos, sobretudo a potência que é limitada, mas nada impede de que você possa aumentar a potência deste básico.

Apresentação e Demonstração

No vídeo acima você vai encontrar a apresentação do projeto, e como é o seu funcionamento.

Testes com Furadeira

No vídeo acima foi feito um teste com uma furadeira de 550 watts, note que ainda estava no protótipo puro em cima da bancada.

Testes com Geladeira e Televisão

Testes realizados com uma geladeira em 220 volts, e para este teste foi utilizado um auto transformador, e mesmo assim o inversor se comportou muito bem, e de forma estável. Note que aqui ele já estava montado no case com os mostradores digitais para níveis de bateria e tensão e corrente de saída.

Testes com Ventilador

Veja acima os testes que foi realizado com um ventilador de 55 watts em 110 volts.

Testes com Microondas

Neste teste, o inversor já estava montado na placa de potência que você encontra no projeto avançado, e foi testado um microondas e também um ventilador.

Testes com Máquina de Lavar Roupas

Testes realizados com uma máquina de lavar roupas de 6 kilos, também se comportou muito bem, e estava montado no case com os mostradores digitais.

O Projeto

Este projeto consiste em utilizar uma técnica chamada de SPWM para se conseguir uma Onda Senoidal Pura com o auxílio de um Filtro LC na saída do inversor, e neste caso o filtro é composto por um capacitor entre 10uF e 20uF 450 volts, e o L que no caso seria o Indutor, será o próprio transformador que fará o papel fundamental de um indutor para formar a onda senoidal na saída.

Esta técnica consiste em misturar duas ondas quadradas fundamentais com duas ondas portadoras que oscilarão em uma frequência de 23kHz, e esta onda é formada por 23.000 pontos dentro de um ciclo da onda quadrada, e ai temos a tabela seno, o que nos facilita bastante a aplicação de um filtro na saída do inversor para se obter uma onda senoidal pura como você pode ver nos vídeos.

Transformador para o Projeto

O transformador que será utilizado para este projeto poderá ser adquirido em sucatas de no-breaks, ou poderá mandar alguém fabricar um inversor sob medida para o projeto.

Caso não consiga um transformador de no-break de onda senoidal pura, poderá utilizar um transformador de no-break de onda quadrada ou modificada, porém este deverá ser adequado para ser utilizado no projeto, e você poderá seguir um tutorial básico de como fazer este processo que elaborei exclusivamente para que você consiga montar o seu inversor Entendendo e Adequando o Transformador de No-break para Inversor Senoidal.

Neste tutorial tem uma vídeo aula bastante simples e explicativa que irá lhe auxiliar, também indico você seguir a vídeo aula abaixo que irá lhe mostrar como identificar os diversos fios que irá encontrar no transformador de no-break.

Identificando os Fios do Transformador de No-Break

Esquema Elétrico

Abaixo você poderá analisar o esquema elétrico que está dividido em duas partes para melhor compreenção tanto da placa EGS002 quanto da etapa de potência utilizada neste projeto. Note que é um esquema bastante simples, inclusive o da placa EGS002 que é composto pelo CI EG8010 e dois drivers IR2110 ou IR2113 dependendo da versão da placa, porém isto não interfere emnada

A etapa de potência é um circuito bastante simples, e que com este esquema e um pouco de conhecimento em eletrônica e projetos, creio que não terá dificuldades em modificar e melhorar este circuito, bem como aumentar a potência do inversor.

Clique sobre as imagens para que abra ampliado, e para salvar em seu computador, basta clicar com o botão direito e ir em Salvar Imagem Como.

Etapa Osciladora EGS002 SPWN
Esquema Elétrico Placa EGS002 - Eduardo Aquino

 

Etapa de Potência Simplificada
Esquema Etapa de Potência Inversor Senoidal - Eduardo Aquino

Lista de Materiais Necessários

1 Transformador de acordo a sua necessidade
1 Placa Perfurada (Ilhada) de 10cm x 10cm
1 Placa EGS002 (Placa SPWM)
1 Capacitor Não Polarizado de Ventilador de 10uF a 20uF 450VAC
1 Capacitor Eletrolítico 8200uF 16v
1 Capacitor Eletrolítico 470uF 16v
2 Capacitores Eletrolítico 100uF 16v
1 Capacitor Eletrolítico 4.7uF 25v
1 Trimpot 10k
2 Resistores de 100k
4 Resistores de 10k
4 Resistores de 10R
4 Diodos FR4007
4 Diodos 1N4148
1 Transistor LM7805
4 Transistores Mosfets IRF2807 ou IRF3205
2 Bornes para Conexões
1 Barra de 17 Pinos (Geralmente encontra de maior tamanho, mas pode cortar)
1 Chave de Liga Desliga do Tipo Gangorra
1 Disjuntor de 6A
1 Disjuntor de 50A
Fios Grossos para as Conexões

Vídeo mostrando os materiais básicos

Layout da Placa Ilhada para a Montagem do Inversor

Para facilitar e ajudar ainda mais você, e assim ter a certeza de que irá conseguir montar este projeto e o melhor, colocar ele para funcionar, estou colocando abaixo uma imagem em alta definição da placa ilhada depois de montada para que além da vídeo aula, você tenha uma referência para se guiar na hora da montagem, e de quebra, vai a parte de cima da placa, onde esta os componentes, e assim facilitar ainda mais.

Abaixo você tem o lado cobreado da placa, onde tem as trilhas feitas com estanho.

Layout Placa Ilhada Inversor Senoidal Pura - Eduardo Aquino

Layout Placa Ilhada Inversor Senoidal Pura – Eduardo Aquino

 

Projeto Inversor Senoidal

 

Veja também a parte dos componentes para facilitar ainda mais a montagem do seu Inversor Senoidal Pura.

Lado dos Componentes da Lado dos Componentes da Placa Ilhada Inversor Senoidal Pura - Eduardo Aquino

Lado dos Componentes da Lado dos Componentes da Placa Ilhada Inversor Senoidal Pura – Eduardo Aquino

 

Lado dos Componentes da Placa Ilhada Inversor Senoidal Pura Parte 2 - Eduardo Aquino

Lado dos Componentes da Placa Ilhada Inversor Senoidal Pura Parte 2 – Eduardo Aquino

Montagem dos Componentes na Placa Ilhada

Esta é a primeira parte da montagem dos componentes do inversor de tensão senoidal, siga atentamente para que você também consiga montar o seu.

Neste vídeo você irá aprender como fazer a montagem passo a passo dos componentes na placa ilhada, (Perfurada).

Veja como é simples o processo e assim terá um Inversor de Onda Senoidal Pura de até 500 watts e com um preço bem barato, utilizando materiais que poderá encontrar na reciclagem de eletrônicos.

Abordarei um passo a passo bastante simples e didático, bem explicado e funcional da montagem dos componentes, esta vídeo será dividido em duas partes.

Vídeo da Montagem dos Componentes na Placa Ilhada - Parte 1

Deixe seu comentário abaixo e interaja com o pessoal que também possa estar montando este projeto, ou caso tenha alguma dúvida sobre o projeto básico apresentado aqui, poderá deixar sua dúvida também abaixo.


Deixe um comentário

11 pensamentos em “Monte um Inversor de Tensão de Onda Senoidal Pura Passo a Passo

    • Eduardo Aquino Autor do post

      Boa noite Josnei!

      Foi enviado um e-mail para o mesmo e-mail de cadastro que você possui na Área de Membro, basta que você faça o login com seu usuário e senha, siga o procedimento que foi enviado para você no e-mail.

      Se o e-mail não estiver na caixa de entrada, de uma olhada no Lixo eletrônico ou no Spam.

      Atenciosamente,
      Eduardo Aquino

  • jonathanpedroni

    Boa noite Eduardo, muito bom seu site, gostei bastante. Me diz uma coisa, qual o custo aproximado para a montagem deste projeto? Algo aproximado mesmo, só para ter uma ideia de valor.

    • Eduardo Aquino Autor do post

      Boa noite Jonathan!

      Irá depender de alguns fatores, por isto fica difícil de precisar e até de falar em preços, pois cada caso é um caso diferente, o ideal mesmo seria adquirir o projeto e estuda-lo, até por que o preço do projeto está bem barato mesmo, mas garanto que o custo benefício em relação a se ter um ótimo inversor e que você mesmo irá conhecer o funcionamento compensa mesm.

      Atenciosamente,
      Eduardo Aquino

  • bekiano

    ola eduardo gostaria de saber se vc nao tornaria mais acessivel a aquisição do projeto do inversor avancado ,sendo só o layout com a lista de componentes referente so a este projeto, para que eu aqui pudesse transferir para placa de fenolite, sendo assim um volume de material reduzido.de ja agradeço.

  • Groyks

    Oi, Eduardo ! Parabéns pelo trabalho. Eu li este material e vi que vc recomenda o uso dos irf3205 OU os irf2807. Os irf3205 não funcionam muito bem com esse tipo de inversor, né ? Eu montei o de onda quadrada com os 3205 e eles são perfeitos ! Mas este de onda senoidal que chaveia 25KHz os 3205 gostam de ficar explodindo, né ? Principalmente se são colocados em paralelo e com todos os cuidados e taLs… SNUBBERs… resistores entre gate e source individuais… Eles queimam sem explicação. Mesmo assim vc recomenda o uso deles ? Eu me interessei por seu material mas confesso que fiquei meio assim… quando vi sua recomendação. Você usa os 3205 com esse inversor e com eles em paralelo e eles funcionam com carga, normalmente ???