Estágios de Carga de Bateria Chumbo Ácido 2


Compartilhar

Estágios de Carga de Bateria Chumbo Ácido, você vai aprender neste artigo e aula em vídeo quais são os estágios de carga de uma bateria.

Bateria Chumbo Ácido é bastante utilizada, mas muitos ainda não sabem exatamente como carregar uma bateria. Nesta aula explico de forma rápida como é os 3 estágios de carga de uma bateria.

É de extrema importância respeitar todos os parâmetros de carga de uma bateria Chumbo Ácido, desta forma garantimos que se tenha sempre uma boa autonomia, e o principal: Garantir uma Vida Útil Longa de acordo o prometido pelo fabricante.

Para que possamos carregar uma bateria chumbo ácido de forma ideal, é preciso 3 estágios de carga, e abaixo você verá um breve resumo de cada um deles.

1º Estágio: Corrente Constante

Neste estágio de carga de uma bateria é onde enviamos para esta bateria uma corrente constante, geralmente entre 10 à 20% de sua capacidade nominal, ou seja para uma bateria de 100Ah temos que mandar entre 10A e 20A no máximo.

O ideal é sempre na faixa de 10A para garantir que não efetuaremos uma carga rápida, e evitando assim que a bateria esquente mais do que o aceitável.

Este estágio de carga ficará por um período de tempo, tempo este que dependerá diretamente da profundidade de descarga desta bateria, e também dependerá de alguns outros fatores, como a temperatura ambiente.

O estágio de corrente constante é responsável por carregar a bateria até 75% de sua capacidade total.

2º Estágio: Tensão Constante

Neste estágio é onde devemos enviar para a bateria uma tensão constante, pois aqui a corrente constante do primeiro estágio já começa a cair de forma exponencial, pois conforme a bateria vai se carregando, a resistência interna vai diminuindo, e desta forma a bateria começa a não aceitar mais corrente.

O estágio de tensão constante geralmente deve ser feito também em um determinado período de tempo, que no caso deve ser de 2 à 4 horas no máximo.

Por isto é de extrema importância que o carregador ou controlador de carga consiga administrar estes estágios, principalmente o de tensão constante.

A tensão ideal na maioria dos casos é determinada pelo fabricante da bateria, pois depende de como esta bateria foi formada, depende do princípio ativo em suas placas, da espessura das placas, do eletrólito e da tecnologia empregada na sua construção.

Mas na maioria dos casos esta tensão deve ser da ordem de 14,4 volts à 16 volts.

Esta tensão também depende da forma em que utilizamos a bateria, ou seja se é de forma estacionária ou de forma cíclica.

Uma bateria que é utilizada de forma estacionária, é quando utilizamos toda a sua capacidade de fornecer energia e depois carregamos esta bateria e para que possamos utilizar novamente leva um determinado tempo, ou seja não utilizamos a carga todos os dias, somente utilizamos quando for necessário.

Nestes casos a tensão de carga que é a tensão do segundo estágio deve ser a que o fabricante indica, ou algo de 14,4 à 15 volts no máximo.

Já uma bateria utilizada na energia solar fotovoltaica, dizemos que é utilizada de forma cíclica, ou seja todos os dias carregamos e descarregamos esta bateria, logo utilizamos um ciclo por dia.

Nestes casos a tensão de carga e equalização, que é a tensão constante no segundo estágio deve ser entre 15 volts à 16 volts, eu particularmente sempre utilizo 15,7 volts em minhas baterias.

E este estágio é o responsável por colocar na bateria os 25% restante qua foi carregado no 1º estágio de carga.

É neste estágio que realmente a bateria será carregada, e quando não completamos este estágio da forma correta, não temos a bateria carregada por completo, e isto é um dos motivos por reduzir a vida útil de uma bateria.

3º Estágio: Flutuação

Este estágio é o responsável por manter a carga da bateria quando utilizamos de forma estacionária, ou seja não utilizamos um cicloo por dia.

Nestes casos geralmente pode demorar semanas ou meses para se utilizar um ciclo de carga da bateria, e por isto devemos manter uma tensão que é da ordem de 13,4 à 13,8 volts em nossa bateria para manter a carga dela, pois uma bateria sofre com um efeito de auto descarga.

Raramente conseguimos chegar neste estágio de carga quanto utilizamos uma bateria na energia solar fotovoltaica, pois como utilizamos de forma cíclica a bateria, não temos tempo suficiente para que a bateria fique no estágio de flutuação.

A não ser que você utilize seu sistema fotovoltaico off grid apenas no período noturno, ou utilize apenas de final de semana, casos que geralmente ocorre quanto temos uma chácara, sítio ou fazenda que passamos apenas fins de semanas, ou vamos no máximo duas vezes por mês.

Conclusão

Então podemos concluir neste artigo e também nos detalhes passados na aula em vídeo que é de extrema importância carregar as baterias da forma ideal, e respeitando os estágios de carga.

Desta forma conseguiremos manter uma boa autonomia e saúde de nossa bateria, fazendo assim com que a vida útil dela seja a máxima possível.

Conte nos comentários como você carrega suas baterias, será muito importante entender este processo e também os fale como anda a saúde e autonomia da sua bateria na energia solar.

Veja a Aula em Vídeo Abaixo

#EnergiaSolar
#cursodeenergiasolar
#EduardoAquino

CURSOS

▶ Faça já o Curso de Energia Solar: http://bit.ly/Curso-Energia-Solar-EduardoAquino

▶ Adquira o seu Projeto Inversor Senoidal neste link: http://bit.ly/Projeto-InversorSenoidal-Avançado

———————————–

Contato Comercial:
✉ contato@eduardoaquino.com.br

Acessem também:

▶ Instagram: http://bit.ly/Instagram-Eduardo-Aquino
▶ Twitter: https://goo.gl/rRJq8Z
▶ Grupo no Facebook: https://goo.gl/rsFeFt
▶ Página no Facebook: https://goo.gl/GGhfqC

Redação e Tradução: Lucas Aquino
✉ lucaaquino@outlook.com.br

Energia Solar é uma forma limpa de energia que ajuda o meio ambiente e o planeta, adote esta ideia.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 pensamentos em “Estágios de Carga de Bateria Chumbo Ácido

  • Avatar
    Gilberto Pereira

    Parabéns! Esclarecedor, gostaria dê deixar uma pergunta: posso utilizar no meu banco de baterias, um misto de baterias alcalinas junto com baterias ácido/chumbo? Corro algum risco qto a durabilidade de ambas, no meu sistema, se enquadra o modo de uso nos fins de semana. Abc

    • Avatar
      Eduardo Aquino Autor do post

      Bom dia tudo bem Gilberto?

      Acredito que está se referindo a baterias de lítio, porém independente da tecnologia não é recomendado de forma alguma misturar baterias nem de tecnologias diferentes nem de capacidades diferente.

      Principalmente se for baterias de lítio, não deve misturar com nenhuma outra bateria ou tipo de bateria, pois poderá simplesmente fazer com que suas baterias explodam e pegue fogo em todo o seu sistema.

      Se pesquisar na internet vai achar casos assim, e com certeza corre riscos além do que falei acima de prejudicar por completo ambas as baterias.

      Inclusive o que ensino neste artigo e aula se aplica apenas a baterias de chumbo ácido, e não deve ser seguido para nenhum outro tipo de baterias.