Bateria Estacionária, bateria automotiva, ambas são de chumbo ácido e tem uma solução eletrolítica que leva água na sua composição. Mas o que devo colocar para completar? Água ou Solução de Baterias?
É exatamente este o tema desta aula de hoje, onde explicarei em detalhes esta questão.
Toda bateria chumbo ácido tem uma composição de ácido sulfúrico e água desmineralizada para realizar uma reação química que armazena energia, e quando exigido transforma esta química interna em energia elétrica.
Pelo simples fato de que o eletrólito de uma bateria chumbo ácido conter água em sua composição, a maioria das pessoas acham que podem colocar qualquer tipo de água para completar o nível quando está baixo.
Outros ainda acham que podem completar com solução de bateria, e muitos até colocam uma solução de ativação em suas baterias.
Em alguns casos até funciona colocar uma solução de ativação, mas na maioria das vezes isto irá matar de vez sua bateria.
Em todo processo de carga e descarga de uma bateria, é natural que o nível de água abaixe, e em baterias que é possível ter acesso aos vasos, podemos analisar o nível do eletrólito e se for necessário devemos completar.
E para isto é utilizado água desmineralizada com o maior grau de pureza possível, ou no mínimo água destilada.
Em alguns casos é possível realizar a troca do eletrólito por completo, e até mesmo utilizar uma solução de ativação, mas em casos bem específicos e com supervisão de um profissional qualificado no seguimento de baterias, para que tenha certeza de que não irá danificar mais ainda a bateria.
É preciso também tomar muito cuidado, pois a solução de bateria (Eletrólito) é composta por geralmente 30% de ácido sulfúrico, que é altamente corrosivo e prejudicial a saúde a pele humana.
Portanto só é recomendado o manuseio e manutenção de baterias, pessoas devidamente qualificadas e capacitadas e com os EPIs adequados para tal trabalho.