contato@eduardoaquino.com.br

Placa Solar gerando menos, Entenda Porquê

placa solar gerando menos, entenda porquê - eduardo aquino

Placa Solar gerando menos, Entenda Porquê

Tempo de leitura: 3 minutos

Placa Solar gerando menos no período de inverno deixa muitos donos de usinas fotovoltaicas preocupados e pensando se há algum problema com sua usina. Nesta aula explicarei em detalhes este assunto.

A produção de energia fotovoltaica depende diretamente de sol, da luz solar e por este motivo não é uma fonte de energia constante, tendo muitas variações ao longo do dia e principalmente no decorrer do ano.
Isto ocorre pelo simples fato de que devido a menor variação na irradiação solar, a placa fotovoltaica também irá variar sua produção de energia.

Produção durante o dia

Durante o dia, um dos fatores que pode fazer com que uma placa solar produza menos energia é a quantidade de nuvens no Céu, estas nuvens passam na frente do Sol e isto cria uma barreira na irradiação solar.

Esta barreira irá fazer com que chegue menos irradiação solar a placa fotovoltaica, reduzindo assim a geração de energia solar eu esta placa solar é capar de produzir.

Outro fator determinante para que a produção de energia solar fotovoltaica seja prejudicada, é o calor em excesso, ou seja, se por um lado menor irradiação significa menor geração de energia, por outro lado um dia muito quente irá fazer com que tenhamos perdas por calor, pois a placa solar irá trabalhar em temperaturas mais elevadas.

Como uma placa solar solar é feita de silício, o mesmo material utilizado largamente em componentes eletrônicos, quanto maior a temperatura, maior será as perdas.

É preciso boa irradiação, mas não calor

Então é preciso que tenhamos boa irradiação solar, mas com uma temperatura mais baixa, em média de uns 25º Graus a 30º Graus Celsius, neste cenário se não nuvens, terá uma ótima produção fotovoltaica n decorrer do dia.

A produção fotovoltaica é prejudicada durante o dia pelos fatores descritos acima, mas também é prejudicada ao longo do ano, conforme as estações vão mudando.

Conforme as estações mudam, o Sol fica mais baixo, sendo que no verão o Sol está mais alto e no inverno está mais baixo, e isto faz com que recebamos menos irradiação no período de inverno.

Placa Solar gerando menos no inverno, o Sol está bem mais baixo

Com o Sol mais baixo, a irradiação solar não irá atingir as placas fotovoltaicas de forma perpendicular, e é exatamente isto que faz com que tenhamos muitas perdas, pois não é a condição ideal.

Mesmo que suas placas solares estiverem instaladas voltadas par o norte e com a inclinação igual a latitude do local de instalação, ainda assim no inverno os raios solares não atingirão as placas solares de forma perpendicular.

Este é o principal motivo do porquê uma placa fotovoltaica gera menos energia no inverno, mesmo tendo um dia completamente ensolarado, com céu limpo e sem nenhuma nuvem, ainda assim a produção de energia será bem menor.

Entretanto, energia solar para casas é uma forma de geração de energia muito vantajosa, pois além de fazer com que você tenha economia na conta de energia elétrica, ajuda o meio ambiente e o planeta reduzindo a emissão de gazes de efeito estufa.

Placa Solar gerando menos, Entenda Porquê vídeo aula completa

#EduardoAquino
#EnergiaSolar
#placafotovoltaica
#placasolar

📚 CONHEÇA MEUS CURSOS

▶ Faça já o Curso de Energia Solar: http://bit.ly/Curso-Energia-Solar-EduardoAquino

▶ Adquira o seu Projeto Inversor Senoidal neste link: http://bit.ly/Projeto-InversorSenoidal-Avançado

———————————–

Seta vetor criado por freepik
https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/seta

Contato Comercial:
✉ contato@eduardoaquino.com.br

Acessem também:
▶ Site: https://www.eduardoaquino.com.br
▶ Instagram: http://bit.ly/Instagram-Eduardo-Aquino
▶ Twitter: https://goo.gl/rRJq8Z
▶ Página no Facebook: https://goo.gl/GGhfqC

Redação e Tradução: Lucas Aquino
✉ lucaaquino@outlook.com.br

Energia Solar é uma forma limpa de energia que ajuda o meio ambiente e o planeta, adote esta ideia.

 

Nenhum comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.