Eduardo Aquino | Referência em Energia Solar

Micro Inversor Solar Entrando em Proteção Saiba Por Quê

Saiba PORQUÊ Micro Inversor Entra em Proteção no Sistema Fotovoltaico

Tempo de leitura: 3 minutos

Micro Inversor Solar é uma tendência, e muitas Instalações Fotovoltaicas no Brasil utilizam, mas VOCÊ sabe por que eles costumam Travar?

Uma das reclamações que mais ouço de pessoas que tem sistema fotovoltaico on grid com micro inversor é que eles sempre entram em proteção.

Motivo este que faz com que eles semrpe travem.

E a maioria esmagadora não sabe PORQUÊ eles travam, entram em proteção aparentemente sem nenhum motivo.

Aparentemente, mas na realidade tem um grande motivo para isto, e na aula de hoje estarei revelando para você este principal motivo.

Micro Inversor Solar, Veja a Vídeo aula abaixo:

Micro Inversor Solar não foi feito para o Clima Tropical do Brasil

Um micro inversor foi feito especificamente para utilização em países em que a temperatura média não ultrapasse 25ºC, a no Brasil devido a termos um clima completamente tropical, quase sempre temos temperaturas bem acima de 25ºC.

Isto é um grande problema, pois quanto maior a temperatura ambiente, maior será a temperatura nos módulos fotovoltaicos, e também no telhado onde estão instalados.

E como os micro inversores ficam instalados entre as placas solares e o telhado, isto é um grande problema, pois é exatamente neste local que se concentra uma temperatura elevada, geralmente da ordem de 60ºC à 70ºC.

O micro inversor é um equipamento eletrônico, completamente selado com proteção IP65 para suportar intempéries do tempo e natureza, e por este motivo não é possível colocar nenhum tipo de cooler para fazer uma refrigeração forçada.

Por este motivo, este equipamento está sujeito a maiores temperaturas em seus componentes eletrônicos, e todo componente eletrônico quando submetido a temperaturas elevadas, sofrem bastante podendo até vir a queimar.

Micro Inversor tem um Computador interno

Todo micro inversor tem internamente uma espécie de computador, em um componente chamado de Micro Controlador, e este mini computador se comporta exatamente como um computador normal de mesa ou notebook.

Por este motivo que é fácil explicar por que os micro inversores costumam travar, principalmente em instalações fotovoltaicas no Brasil, como você pode ver acima, no Brasil temos temperaturas elevadas.

Conclusão

Micro Inversores Solares são ótimos equipamentos, facilitam a instalação, reduz muito os custos das instalações devido a todas as proteções necessárias já estarem dentro do próprio equipamento.

Mas tem o seu lado negativo, e que por sinal em minha opinião é bem negativo, ou seja o fato de ficaram instalados em um local onde a temperatura é bastante elevada, e por este motivo costumam travar bastante ou simplesmente entrar em proteção.

Portanto, é preciso avaliar bem cada necessidade e ver se realmente é uma boa escolha realizar um projeto fotovoltaico com micro inversor solar.

#EnergiaSolar
#microinversor
#EduardoAquino

CURSOS

▶ Faça já o Curso de Energia Solar: http://bit.ly/Curso-Energia-Solar-EduardoAquino

▶ Adquira o seu Projeto Inversor Senoidal neste link: http://bit.ly/Projeto-InversorSenoidal-Avançado

———————————–

Contato Comercial:
[email protected]

Acessem também:

▶ Instagram: http://bit.ly/Instagram-Eduardo-Aquino
▶ Twitter: https://goo.gl/rRJq8Z
▶ Página no Facebook: https://goo.gl/GGhfqC

Redação e Tradução: Lucas Aquino
[email protected]

Energia Solar é uma forma limpa de energia que ajuda o meio ambiente e o planeta, adote esta ideia.

 

Comentários: 8

  1. wanessa dias disse:

    Boa Tarde Eduardo Aquino. Quem bom que você esta aberto a contribuições. Segue então orientação para elucidar sobre este problema recorrente.

    Fato o brasileiro buscar conhecimento sobre como economizar energia e adquire o kit solar com microinversor sem saber dados técnicos. Sendo que um dos componentes necessários a evitar este travamento seja a atualização do firmware que atualiza a Amplitude de TENSAO. Os Valores vindo de fabrica não nem sempre são condizentes com tensão de trabalho do nosso país. O Qual estas Mudanças pelos os micros que devem ser exclusivamente realizado com Monitoramento Wi-fi. Este item em muitos E commerce e item adicional e Brasileiro paga 6 mil num kit solar, mas acha vantagem em economizar no custo do Monitoramento Vendido separado.
    O Suporte Técnico nesta hora evita este desconforto.
    Tenho 15 sistemas instalados e todos devidamente atualizado o Firmware e nenhum com problemas de aquecimento.

    Estou em 3 grupos de WhatsApp. Com Instaladores do Brasil inteiro. E todos que faz a alteração via monitoramento Não tem esta reclamação.

    • wanessa dias disse:

      Inclusive Deixo meu Contato para contribuir de forma mais ativa sobre o Micro inversor e Mostrar que de fato e solução superior Em todos Sentidos Para On Grid. Mas com conhecimento Técnico sobre este e outros detalhes isso tudo pode ser Evitado.

      Miguel Lino

    • Que ótimo estar disposto a trocar informações, só me tira uma dúvida, o nome registrado no comentário é Wanessa Dias e em sua resposta com seu contato está como Miguel Lino, qual é o nome correto?

      E sobre a configuração das tensões, exatamente este Kit que será instalado em meu Cliente amanhã, já foi feito toda a configuração de forma correta com base na média de tensão que temos em São Paulo.

      Acredito mesmo que este seja um fator determinante para os travamentos constantes, e neste Kit foi comprado também a ECU da APsystems, pois não instalo nenhum tipo de equipamento sem fazer a configuração correta.

      Estarei realizando todo o monitoramento deste cliente para realmente saber o que irá acontecer em campo após a instalação ser realizada.

    • Este e mail da minha Empresa que está registrado no nome da Minha Esposa. Por isso o nome dela.

      Sou CEO da empresa. Miguel Lino. Inclusive estive com você na última Inter Solar. Conversamos sobre obter conhecimento de Motor Home.

      Estou oferecendo a Solução On Grid especializado em Microinversor. Logo foi de interesse a informação que passo fosse divulgada.

      Ficarei muito satisfeito em compartilhar conhecimento assim como você faz. Ainda mais que começou a divulgar sobre os Microinversor.

      Se você instalará kit da Apsystems não se preocupe o Suporte Técnico deles perfeito. Ainda mais através do ECU onde todos dados de tensão será ajustado. Ou pode ser visualizado por ele como temperatura e geração Individual das Placas.

      Fato que mesmo havendo orientações tem clientes e clientes. Alguns mesmos orientados querem economizar no monitoramento. Então problemas como este pode surgir como outros.

      Monitoramento assim como acesso ao firmware do microinversor e imprescindível para manutenção do mesmo e ajustes ao longo de sua vida.

      Aguardo seu contato para trocar informações…

      Miguel lino

  2. wanessa dias disse:

    Olá Aquino. Sei o quanto eh profissional e detém conhecimento sobre sistemas fotovoltaicos. Porém o Microinversor ele tem faixa de trabalho de temperatura muito mais ampla que se imagina. De -40 a 90 graus para entra no modo de proteção. O sistema de preenchimento do circuito “potting” possibilita está faixa. Mesmo no país tropical como nosso da para usar o Microinversor. Tem outras questões técnicas que pode promover o aquecimento. Instalação inadequada ou até ajuste no firmware do micro para se ajustar a tensão do local instalado e outros fatores. Se possível ajuste o seu artigo. Pois temos uma comunidade muito atuante no mercado.

    • Boa tarde Wanessa tudo bem? Que ótimo que deixou seu comentário para somar com o artigo, mas devo informar que o que foi falado aqui é com base em prática de diversos alunos ao redor do Brasil, não inventei nada para falar.

      Você já fez estes testes? Quantas instalações tem feita com micro inversores? Estou fazendo testes de laboratório também para entender exatamente por que isto ocorre.

      Concordo quando diz que existem outros fatores, mas uma coisa é certa o que esta sendo enviado para o Brasil não tem qualidade aceitável como em outros países.

      Porém neste último ano melhorou e muito a qualidade, pois os primeiros que veio para o País realmente eram péssimos.

      E se reparar no vídeo deixo claro que existem outros fatores e que os instaladores devem se atentar a estes fatores.

      Mas independente disto, recebo diversos e-mails toda semana relatando este tipo de problema, e que depois de instalar em outro local diferente parou de entrar em proteção.

      Ah, os que mostro no vídeo da APsystems, a faixa de temperatura ambiente que vem na etiqueta dele é de -40ºC à +65ºC

  3. JOSE LUIZ BONATTO disse:

    É só tranforma-lo em IP 68 e aquecer a água da caixa, já que esquenta bastante.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.