Eduardo Aquino | Referência em Energia Solar

Sistema HÍBRIDO Caseiro com FONTE pode dar PROBLEMAS E Prejuízos

Sistema HÍBRIDO Caseiro com FONTE pode dar PROBLEMAS E Prejuízos

Tempo de leitura: 2 minutos

Sistema híbrido caseiro com fonte até funciona, mas é preciso tomar estes cuidados que vou falar neste vídeo para não dar problemas e prejuízos, vem comigo.

Eu sou Eduardo Aquino, seja bem-vindo a mais um vídeo. Dessa vez você verá a resposta para uma dúvida de um inscrito do canal referente a sistema híbrido caseiro com fonte.

A dúvida, na verdade comentário, refere-se a sistema híbrido caseiro, tendo controlador de carga sem baterias e com fonte.

É uma ideia muito bacana e completamente possível de se fazer, entretanto, é necessário ter alguns cuidados específicos para fazer dessa forma, pois pode dar problemas para o controlador de carga.

Isso seria um grande prejuízo!

E qual é o conceito por trás dessa ideia? É muito simples:

Controlador de carga para Energia Solar, seja ele PWM ou MPPT sempre precisa de uma tensão de referência para ele começar a funcionar.

Tensão essa que é fornecida pelo banco de baterias.

Seja ele em 24v, seja ele em 12v, ou em 48v, sempre vai precisar dessa tensão de referência para que ele funcione de forma adequada.

Pois se você liga só a placa fotovoltaica, alguns controladores de carga até ligam, mas não fornecem energia na saída onde é ligado o banco de baterias.

Baseado nisso, o que algumas pessoas estão fazendo?

Elas montam seu sistema fotovoltaico convencional, o off grid raiz, com placa fotovoltaica, controlador de carga, banco de baterias, inversor de tensão e sistema de transferência.

No entanto, as pessoas querem também que ajude a manter a carga da bateria em determinados momentos como dias nublados para aumentar a vida útil e a autonomia do banco de baterias.

E o que elas fazem?

Pegam fontes, geralmente aquelas fontes colméia, fontes utilizadas para sistemas de CFTV em geral, mas é possível fazer isso com fontes Usina também, fontes JFA, ou qualquer outro tipo de fonte que tenha uma corrente alta e consiga trabalhar na faixa de tensão do seu banco de baterias.

Por fim, liga isso no banco de baterias ou no barramento do banco de baterias.

Se quiser entender mais detalhes sobre essa tendência do OFF GRID e quiser tomar os cuidados necessários na hora de montar seu sistema híbrido caseiro, clique no vídeo e assista até o final para compreender melhor.

Será que pode dar problema? Será que você pode ter prejuízo ao usar dessa forma? Vem comigo para descobrir!

Sistema HÍBRIDO Caseiro com FONTE pode dar PROBLEMAS E Prejuízos

 

Nenhum comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.