SUPER DICA: Carga de Bateria Na Energia Solar OffGrid

SUPER DICA: Carga de Bateria Na Energia Solar OffGrid

“Será que um controlador de carga manda somente os 10% que uma bateria precisa para ser carregada? E se mandar mais que isto, irá danificar minha bateria?”

Esta é a dúvida que irei tirar nesta aula, pois você deve saber ou já ouviu falar que para carregar uma bateria estacionária da forma correta e eficiente, precisa enviar 10% da sua capacidade em corrente na hora de recarregá-la.

“Mas o controlador de carga MPPT saberá identificar estes 10% caso eu não esteja utilizando ao mesmo tempo que carrego minha bateria?”

A resposta é não, ele não saberá identificar esta porcentagem, mas não se preocupe, porque a bateria não irá solicitar mais corrente do que o necessário com base na profundidade de descarga.

É verdade que no começo do processo de recarga, no primeiro estágio que é denominado por “corrente constante”, o controlador de carga até pode enviar muito mais do que os 10% de uma bateria, mas até 25% de corrente está aceitável.

Por este motivo que é de extrema importância dimensionar da forma correta seu banco de baterias, controlador de carga e a quantidade de módulos fotovoltaicos para seu sistema solar fotovoltaico off grid.

Promoção Curso Energia Solar - Eduardo AquinoCarga de Bateria Chumbo Ácido

Antes é importante entender um pouco como funciona o processo de carga de uma bateria para energia solar, sobretudo chumbo ácido.

É necessário ao menos 2 estágios diferentes para que o processo de carga de uma bateria seja completado, e o primeiro deles é o “estágio de corrente constante”.

Neste primeiro estágio, devemos enviar uma corrente constante para a bateria ou banco de baterias estacionárias.

E esta corrente é da ordem de 10% da capacidade.

Podendo chegar até 25% no máximo, desde que esteja em um ambiente controlado e tenha um sistema de carregamento inteligente.

O Segundo estágio, é chamado de “estágio de tensão constante” (Na Energia Solar Fotovoltaica, Absorção, ou Bulk).

Neste estágio, o equipamento de carga deverá enviar para a bateria uma tensão ajustada por um tempo pré definido.

Mas com uma corrente bem menor do que o primeiro estágio.

A corrente deverá ir reduzindo em uma curva linear de acordo a bateria vai se carregando.

É este segundo estágio que completa a carga da bateria, e deve ter um tempo definido para que depois passe ao estágio de flutuação, caso tenha condições adequadas para isto.

O estagio de flutuação é o terceiro estágio, não citado no começo por que raramente este estágio é alcançado na energia solar fotovoltaica off grid.

Também é um estágio de carga que só é utilizado caso a bateria ou o banco de baterias não for utilizado por determinado período de tempo.

E este estágio é responsável por manter a carga na bateria, ajudando a não sofrer o efeito de auto descarga.

Quase sempre utilizamos ao mesmo tempo que carrega

Em seguida vou te mostrar a importância do dimensionamento de baterias para um sistema fotovoltaico off grid.

Outra questão importante é que sempre será utilizado ao mesmo tempo que carrega as baterias.

Então digamos que seu banco de baterias estacionárias seja de 200Ah, e para carregar da forma correta, tem que enviar 20A para este banco durante um tempo.

E esteja com uma carga ligada ao seu inversor que drene do banco de baterias 15A, teremos então uma demanda total de 35A.

Neste caso, se tiver placa solar o suficiente para enviar os 35A, automaticamente a carga irá demandar os 15A dela, e o restante será enviado para as baterias.

E conforme seu banco de baterias irá se carregando, a corrente automaticamente começa a diminuir, mas a carga ainda continuará demandando os 15A.

Mas como o banco de baterias solicitará menos corrente, o controlador não irá enviar o máximo que ele pode, ou o máximo que seus módulos fotovoltaicos estão gerando.

Por este motivo é seguro utilizar desta forma, claro desde que não ultrapasse muito os 10% necessários.

Agora caso não dimensionar da forma correta a quantidade de módulos fotovoltaicos em seu projeto de energia solar fotovoltaica e capacidade do controlador de carga, neste caso terá sim um problema.

Vejamos como ficaria a Carga de Bateria no caso acima:

Você tem uma bateria de 100Ah, logo esta bateria para ser carregada da forma correta precisará de 10% de sua capacidade, neste caso 10A.

Mas você tem um controlador de carga de 50A e tem módulos suficiente para que este controlador de carga envie estes 50A.

Aqui sua carga ainda continua demandando 15A para funcionar, somando com os 10A da bateria, temos um total de 25A.

Você já aprendeu que pode enviar para a bateria até 25% e mesmo assim não terá problemas.

Agora vamos a um cálculo básico

Vamos ver se neste cenário acima estaremos nesta faixa segura ou teremos mais corrente sendo enviada para a bateria, mesmo que por pouco tempo.

100A da bateria – 25% do limite máximo = 25A

25A do limite máximo + 15A da carga = 40A

50A da capacidade do controlador – 40A do total que necessitamos = 10A

Ou seja, e você enviará 10A a mais do que o máximo de 25% para sua bateria, e aí sim será prejudicial e com pouco tempo poderá danificar sua bateria.

Mesmo que por um curto período isto ocorra, com o passar do tempo será muito prejudicial a sua bateria ou banco de baterias.

Agora vou te explicar de uma forma simples e fácil o porquê de isto ocorrer.

Uma bateria quando está em processo de carga, terá elétrons passando por seu interior, e como você já sabe, por dentro de uma bateria temos placas de chumbo interligadas.

Estas placas de chumbo se comportam como condutores, por este motivo de acordo coma sua espessura, suportam um limite máximo de corrente.

E por suportarem um limite máximo de corrente, acredito que aqui já consiga entender o que irá acontecer se passar mais corrente do que este limite, não é mesmo?

Quer aprender a dimensionar da forma correta um sistema de energia solar combaterias? Se matricule ainda hoje no curso de energia solar, veja como abaixo.

Promoção Curso Energia Solar - Eduardo Aquino

Mesmo assim vou te explicar melhor

Vamos ver como exemplo um condutor elétrico, digamos que de 2,5mm², e que este condutor suporta uma corrente máxima de 20A para ficar mais fácil o entendimento.

Neste caso se enviarmos mais corrente do que ele suporta, mais elétrons, ele irá aquecer, e se não tiver um dispositivo de proteção (Disjuntor) este condutor irá esquentar até se romper.

No caso de uma bateria, o chumbo irá esquentar muito devido a mais elétrons do que ele comporta;

Logo como este chumbo das placas da bateria está envolto com o eletrólito, ele irá esquentar mais do que o normal.

Teremos então a perda de água de forma prematura da bateria, e com pouco tempo não teremos uma boa quantidade de água dentro da bateria.

Isto é ruim porque se o nível de eletrólito de uma bateria estiver abaixo das placas, estas placas começarão a oxidar, e teremos um processo de sulfatação.

Desta forma a bateria perderá sua capacidade de reter energia a cada recarga, tendo uma vida útil bastante reduzida.

Conclusão

Neste ponto do artigo podemos concluir então que deverão ser tomados vários cuidados.

Além de saber exatamente como dimensionar seu sistema de energia solar para evitar problemas com seu banco de baterias.

Afinal, tudo deve ser em prol de ajudar a manter o máximo de autonomia e vida útil.

Afinal de contas, uma bateria chumbo ácido não custa nada barato, e deverá ter o melhor cuidado possível para assim durar ao menos o tempo que o fabricante determina.

Mas agora quero saber de você, como está a saúde do seu banco de baterias, como funciona seu sistema de energia solar off grid? Consegue uma boa autonomia no banco de baterias e uma vida útil aceitável?

Conte abaixo nos comentários.

Veja a vídeo aula abaixo


Fontes de Pesquisa e Imagens:
https://noticias.ufsc.br/2016/02/ufsc-recupera-sistema-de-energia-da-fortaleza-de-santo-antonio/

#EnergiaSolar
#ControladorMPPT
#EduardoAquino

CURSOS

▶ Faça já o Curso de Energia Solar: http://bit.ly/Curso-Energia-Solar-EduardoAquino

▶ Adquira o seu Projeto Inversor Senoidal neste link: http://bit.ly/Projeto-InversorSenoidal-Avançado

———————————–

Contato Comercial:
[email protected]

Acessem também:

▶ Instagram: http://bit.ly/Instagram-Eduardo-Aquino
▶ Twitter: https://goo.gl/rRJq8Z
▶ Página no Facebook: https://goo.gl/GGhfqC

Redação e Tradução: Lucas Aquino
[email protected]

Energia Solar é uma forma limpa de energia que ajuda o meio ambiente e o planeta, adote esta ideia.

Ajude a compartilhar este Artigo

 

Nenhum comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.