Painel Solar Mono-Perc CS6K-305M Canadian Solar

Painel Solar Mono-Perc CS6K-305M Canadian Solar

Painel Solar Mono-Perc CS6K-305M Canadian Solar

Tempo de leitura: 7 minutos

Promoção Curso Energia Solar - Eduardo AquinoO Painel Solar Mono-Perc CS6K-305M da Canadian Solar de 305Wp é ideal para Sistemas OnGrid (Grid-Tie) e em locais com baixo índice de radiação.

Pode ser utilizados também em Sistemas Fotovoltaicos OffGrid, proporcionando ótimo rendimento e performance.

Este Painel Solar Mono-Perc é Certificado pelo INMETRO com uma nota A, isto garante uma eficiência de 18,63%

O painel solar fotovoltaico Canadian Solar CS6K-305MS, conta com estrutura em alumínio anodizado, pesa 18,2Kg com dimensões de 1650 x 992 x 40 (mm).

As células fotovoltaicas monocristalinas são protegidas por uma resistente camada de vidro temperado, proporcionando ótima resistência a impactos de chuva de granizo.

Tecnologia de Painel Solar MONO-PERC

Além deste painel solar contar com a já conhecida tecnologia de  silício monocristalino, também possui a tecnologia PERC.

Esta tecnologia oferece um aumento de desempenho e rendimento do módulo solar no período da manhã, final da tarde e em dias nublados, aumentando a produção de energia do seu sistema fotovoltaico.

Em uma célula solar tradicional, parte da luz solar sai ou e absorvida pela parte posterior da célula, isto faz com que parte desta energia seja desperdiçada

No Painel Solar Mono-Perc, parte dessa radiação que foi perdida na célula padrão é recuperada, isto graças a uma camada isolante especial localizada entre o silício e a camada posterior de alumínio.

Este efeito pode ser visto na imagem abaixo:

Na célula solar tradicional, parte da luz solar sai ou e absorvida pela parte posterior da célula, por isto é disperdiçada. Na célula PERC, parte dessa radiação que foi perdida na célula padrão é recuperada graças a uma camada isolante especial localizada entre o silício e a camada posterior de alumínio. Painel Solar Mono

Em condições ideais de acordo com o Datasheet fornecido pela Canadian solar, este módulo fotovoltaico é capaz de produzir 305Wp com uma corrente de 9,33A e 32,7 volts (Vmpp) em corrente contínua.

Utilizações mais Comuns para Painel Solar

  • Microgeração solar de energia em sistemas conectados à rede OnGrid (Grid-Tied) residenciais e comerciais para redução do consumo de energia elétrica.
  • Sistemas isolados da rede elétrica convencional (Off-Grid) para carregamento de bancos de baterias e utilização em tempo real junto a geração.

Especificações do Módulo CS6K-305M

Condições Padrões de Teste*(CPT):

  • Potência máxima (Pmax): 305Wp
  • Número de células: 60
  • Tolerância: 0% a +5%
  • Tensão em circuito aberto (Voc): 39,9V
  • Tensão de Pico (Vmpp): 32,7V
  • Corrente de curto-circuito (Isc): 9,91A
  • Corrente de Pico (Impp): 9,33A
  • Voltagem máxima do sistema: 1000V
  • Tipo de célula: Silício Monocristalino PERC
  • Dimensões painel: 1650 x 992 x 35 (mm)
  • Moldura: Alumínio
  • Peso: 18,2 kg

*CPT: Irradiação de 1000W / m², Espectro de Massa de Ar 1.5 e Temperatura de Célula de 25°C

Vale apena investir mais em um Painel Solar Monocristalino?

Esta é dúvida muito frequente que vejo nas pessoas é se vale apena pagar um maior preço em um módulo fotovoltaico monocristalino, uma vez que chegam a custar até 30% mais caro que um painel solar policristalino.

A resposta para esta pergunta geralmente dependerá de outras duas perguntas:

  • Em qual localidade você reside?
  • Nesta localidade a incidência de radiação e temperatura ambiente é alta?

Dependendo da resposta para as perguntas acima, será necessário escolher um ou outro modulo fotovoltaico, mas não se preocupe vou te ajudar a entender qual exatamente escolher.

Um módulo fotovoltaico monocristalino geralmente é mais eficiente do que um modulo fotovoltaico policristalino, isto devido a sua construção ser com silício puro.

Mas não quer dizer que ele é realmente melhor do que um policristalino, até por que as tecnologias atuais de módulos policristalinos estão avançando a cada dia e trazendo mais eficiência.

Motivos para ajudar você a escolher

Mas vamos aos motivos que lhe ajudarão a escolher qual dos dois utilizar.

A pergunta mais importante é a segunda, ou seja a localidade onde irá instalar os módulos fotovoltaicos tem muita incidência de radiação solar, e altas temperaturas?

Se a resposta for sim, vou ser bem direto, neste caso vale muito mais você comprar módulos fotovoltaicos policristalinos do que monocristalinos, pois painéis fotovoltaicos monocristalinos tem melhor eficiência e rendimento em locais com baixa irradiação solar e menores temperaturas.

Principalmente em locais onde tem muita poluição e por este motivo temos um céu cinza e cheio de nuvens, nestes casos deverá escolher placas fotovoltaicas com silício monocristalino.

Assim irá valer mais apena, pois nestes cenários e locais, estes módulos tendem a ter um melhor rendimento e desempenho.

Mas qual é a diferença entre um e outro?

Ficou em dúvida, ou não sabe exatamente qual é a diferença entre um módulo fotovoltaico monocristalino para um policristalino?

Veja abaixo uma breve explicação (Parte integrante da apostila de Fundamentos e Aplicações da Energia Solar)

Painéis Policristalinos

Instalação com Painel Solar Policristalino - Eduardo AquinoAo lado temos um painel solar fotovoltaico fabricado com células poli cristalina.

É composto basicamente das células, estrutura em alumínio em seu entorno, uma resina que se parece muito com vidro comum, porém muito mais resistente, esta resina é depositada por cima das células já devidamente montadas e arranjadas.

Um material isolante na parte de traz, um tipo de E.V.A que é fundido junto com a parte de traz das células, também já devidamente montadas.

Um conjunto de diodos para evitar que a energia das baterias retorne para as células evitando assim que as danifique.

E por fim os fios que são responsáveis por efetuar a ligação do painel para assim fornecer a energia gerada para um controlador de carga e depois para as baterias.

Rendimento médio: 13 à 16.5%

Menor custo de fabricação se comparado com células de silício monocristalino, portanto as mais usadas;

Vida útil média: 20 a 40 anos;

É o tipo de célula solar mais utilizada devido ao seu baixo custo, porém tem um baixo nível de eficiência se comparado com a monocristalina, por exemplo.

Se você tem um painel solar em sua casa, há uma grande chance que ele utiliza o silício cristalino como base para as suas células.

As células de silício policristalino são fatias de lingotes de silício cristalino que são tratadas quimicamente para que possam produzir energia elétrica com a luz do sol através do efeito fotovoltaico.

São bastante frágeis, portanto quebram com imensa facilidade se não for manuseada com muito cuidado.

Painéis Monocristalinos

Instalação com Painel Solar Monocristalino - Eduardo AquinoComo o painel de silício policristalino, é composto por células solares, porém monocristalinas, o que garante uma maior eficiência na casa dos 14% a 21%

Estrutura em alumínio em seu entorno, uma resina que se parece muito com vidro comum, porém muito mais resistente, esta resina é depositada por cima das células já devidamente montadas e arranjadas.

As células são bem diferentes das policristalinas, pois se reparar bem, são mais escuras, e tem os cantos chanfrados.

Não e recomendado a ligação de painéis monocristalinos com policristalino no mesmo arranjo, seja em paralelo, em série ou série paralelo, devido a algumas diferenças, porém se resolver liga-los junto tenha em mente de que a eficiência do sistema será sempre a do painel de menor eficiência, neste caso o policristalino.

Rendimento médio: 14 à 21%;

Custo elevado de fabricação, maior custo para os painéis.Vida útil média: 20 à 40 anos;

A tecnologia utilizada nas células monocristalinas é a mais antiga e também é uma das mais caras dentre as demais, porém este custo elevado é compensado por uma eficiência mais alta, conforme podemos ver na descrição acima.

Podemos reconhecer painéis com células de silício monocristalino, simplesmente olhando de perto.

Eles possuem uma cor uniforme, o que nos indica que foi utilizado silício de alto grau de pureza, outra característica que ajuda a identifica-las são os cantos levemente arredondados como se pode ver na imagem ao lado.

Onde comprar Painel Solar Mono-Perc?

Apesar do Site e o Canal no YouTube não ganhar nenhum tipo de comissão ou ter nenhuma forma de representação direta ou indireta, recomendamos a compra na Minha Casa Solar.

É uma empresa de nome, eu mesmo já comprei vários módulos fotovoltaicos com este fornecedor, e nunca tive problemas, mas isto não atesta nem garante que você não poderá ter algum tipo de problema.

No entanto é de vital importância deixar muito bem claro que não poderemos nem deveremos ser responsabilizados por qualquer tipo de problema que vier a ter com o fornecedor em caso de compras efetuadas.

Promoção Curso Energia Solar - Eduardo AquinoConclusão

Podemos concluir que a cada dia que passa, novas tecnologias surgem, e melhorias de tecnologias já existentes também são feitas.

Com toda certeza alavanca o crescimento de sistemas de geração fotovoltaica, e cada vez mais baratos, pois quanto maior for a eficiência, mais rápido o seu investimento irá se pagar.

#EnergiaSolar
#MonoPerc
#EduardoAquino

CURSOS

▶ Faça já o Curso de Energia Solar: http://bit.ly/Curso-Energia-Solar-EduardoAquino

▶ Adquira o seu Projeto Inversor Senoidal neste link: http://bit.ly/Projeto-InversorSenoidal-Avançado

———————————–

Contato Comercial:
[email protected]

Acessem também:

▶ Instagram: http://bit.ly/Instagram-Eduardo-Aquino
▶ Twitter: https://goo.gl/rRJq8Z
▶ Página no Facebook: https://goo.gl/GGhfqC

Redação e Tradução: Lucas Aquino
[email protected]

Energia Solar é uma forma limpa de energia que ajuda o meio ambiente e o planeta, adote esta ideia.

Ajude a Divulgar este Artigo

 

Nenhum comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.